Notas fiscais de entrada – entenda o que são

Você sabe o que são as notas fiscais de entrada e qual a diferença entre elas e as notas fiscais de saída? Neste post, vamos explicar tudo sobre esta categoria de NF-e e porque ela é importante para a sua empresa. 

Como o nome sugere, a nota fiscal de entrada é emitida no momento em que uma mercadoria chega à sua empresa. Ela é utilizada para fiscalização e para o controle interno do estoque. 

Mas quando emitir este documento e como ele favorece o seu empreendimento? Vamos conferir a seguir: 

O que são notas fiscais de entrada? 

Quando uma empresa comercializa um produto ou serviço é obrigatória a emissão de nota fiscal eletrônica. Da mesma maneira, quando uma empresa adquire matéria-prima para a manufatura ou para a revenda, é necessária a emissão das respectivas notas fiscais de entrada. 

São as notas fiscais de entrada que comprovam a movimentação das mercadorias recebidas e que deram entrada no seu estoque. Todas as notas fiscais de entrada devem ser registradas no livro Registro de Entradas do estabelecimento, documento repassado para o fisco através do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED)

Em que situações é necessário emitir as notas fiscais de entrada? 

Como dito anteriormente, as emissões de notas fiscais de entrada são obrigatórias sempre que um produto é comprado pela empresa. Ou seja, quando um item é adicionado ao seu estoque. Porém, existem outras situações em que é necessário gerar este documento. 

O primeiro exemplo é quando o cliente devolve uma mercadoria. Por exemplo, no caso de comércios, quando ocorre uma venda, é necessário emitir uma NF-e de saída, que dá a baixa do produto no seu estoque. Em caso de devolução, é necessário emitir uma nota fiscal de entrada, já que o item está sendo adicionado novamente ao inventário. 

Este tipo de situação também ocorre nos casos em que a empresa participa de uma feira, por exemplo. Quando os produtos retornam ao estabelecimento, é obrigatória a emissão das respectivas notas fiscais de entrada. 

Nos casos em que o produto passa por processos em mais de uma empresa, também é necessária a emissão. Isso é bastante comum no caso de indústrias, onde cada empresa é responsável por uma etapa da fabricação. Neste caso, toda vez que o produto chega para manufatura é necessária a geração da nota de entrada. 

Outros casos em que as notas fiscais de entrada precisam ser emitidas são quando o produto adquirido for importado, quando o fornecedor não tiver obrigação de emitir notas fiscais ou quando o item for adquirido em leilões ou concorrências promovidas pelo poder público. 

Como emitir as notas de entrada? 

Para a emissão da nota fiscal de entrada, basta importar a nota fiscal a partir do arquivo XML no seu sistema de emissão, registrando a entrada no livro de registro e no seu estoque. Este tipo de procedimento agiliza muito o trabalho, principalmente nos casos em que várias notas precisam ser geradas. 

Para agilizar ainda mais este procedimento, é possível utilizar um sistema que automatiza o download de todos os arquivos XML de notas fiscais emitidas contra o seu CNPJ. 

Com o ColetaXML por exemplo, é possível automatizar todo o processo de busca, coleta e armazenamento das notas fiscais. Clique aqui e faça um teste gratuito. 

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário