Gestão de compras: Porque fazer?

A gestão de compras diz respeito a aquisição dos materiais corretos, nas quantidades certas, no tempo exato, com preços mais vantajosos.  Na prática é a garantia de ter a disposição os suprimentos adequados no momento em que eles se fazem necessários. Dessa forma, sua empresa não atrasa a produção de um item, ou a entrega de um produto ao cliente final.

Gestão de compras não envolve apenas a negociação com fornecedores, mas também um olhar interno para as necessidades da empresa. Por isso, a organização do estoque é imprescindível para determinar o que e quando fazer as  aquisições.

A importância da gestão de compras

Manter a gestão de compras e estoque alinhadas é um dos grandes desafios do gestor para otimizar os recursos de uma empresa, sendo um dos responsáveis diretos pelos custos.  

Por isso, o profissional responsável pela gestão de compras  deve estar conectado com todos os setores, já que é o responsável por atender a demanda interna por materiais. Assim, o gestor precisa ter um controle rígido do fluxo de suprimentos, evitando excedentes e desperdícios. Isso pode impactar em custos altos de estocagem ou de perda de material. Além disso, deve manter o estoque em dia, evitando a falta de produtos, evitando acarretar a perda de oportunidades.

Outra das funções do gestor de compras é a de negociar e manter a relação com fornecedores. O profissional deve buscar as melhores condições para que a empresa obtenha a melhor relação custo – benefício. Isso quer dizer, adquirir insumos e produtos de melhor qualidade, a preços mais baixos.

A redução dos desperdícios e dos gastos com a manutenção de um estoque amplo, assim como a busca por melhores preços na aquisição de insumos, proporcionam um aumento na sua margem de lucro e a receita da empresa.

Como fazer uma boa gestão de compras

Uma boa gestão de compras envolve, primeiramente, um estoque organizado. Por isso, é preciso que a sua empresa tenha um controle de entradas e saídas. Dessa forma, você tem o controle do que foi retirado e do que  precisa ser adquirido, assim como as quantidades.

Você também deve criar categorias de produtos e itens, com descrições claras. Para isso, é possível criar códigos para identificação de mercadorias e utilizar um sistema de gestão para facilitar o controle da quantidade de cada item em seu estoque. Essa medida também facilita na organização e consulta, evitando falhas na identificação.

Organizar um calendário de compras para os itens que possuem maior saída, incluindo os os sazonais, também facilita na gestão.

Para isso você precisa analisar o histórico de saídas, para encontrar um padrão. Dessa forma você pode negociar melhores preços com os seus fornecedores e manter uma quantidade de itens mínimos para garantir o seu estoque, o que reduz os seus custos.

Baixe agora mesmo o e-book: 5 segredos sobre as estratégias de lucro empresarial.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário