Problemas de gerenciamento de tempo? Saiba como otimizar suas tarefas

Você está com dificuldades para gerenciar o tempo e dar conta de todas as tarefas diárias? Saiba que você não é o único que busca soluções para parar o relógio para cumprir todos os desafios que aparecem no dia-a-dia profissional. Por isso, que tal parar cinco minutinhos para ler este artigo e conhecer algumas dicas preciosas para melhorar o seu gerenciamento de tempo?

Se você já passou por aqueles dias em que trabalhou além do expediente e mesmo assim não conseguiu finalizar todas as tarefas sabe do que estamos falando. Um bom gerenciamento de  tempo auxilia a otimizar a nossa produtividade e reduz o estresse do profissional.Além disso, ela permite a realização de mais tarefas, reduz o esforço e diminui o tempo perdido, aumenta a qualidade de vida.

Dar conta de todas as atividades diárias, além das tarefas que vão surgindo de forma inesperada pode parecer complicado. Apenas acelerar a realização das tarefas pode ser prejudicial, já que podem acontecer erros. Mas com algumas técnicas para gerenciar o tempo é possível melhorar significativamente nossa produtividade.

Para isso, você deve organizar e planejar o seu dia, procurando englobar todas as atividades importantes que precisam ser realizadas. Confira algumas dicas que separamos para melhorar o gerenciamento de suas atividades:

Delegue tarefas

Delegar tarefas pode ser uma solução caso você esteja executando mais atividades do que deveria e acaba acumulando tarefas que poderiam ser realizadas por outra pessoa. Isso faz com que você gaste energia desnecessária e impacta negativamente na sua produtividade. Por isso, delegue algumas tarefas para seus subordinados. Isso pode fazer com que seus colaboradores também se sintam mais reconhecidos com a nova responsabilidade.

Faça listas

Uma das melhores ferramentas de gestão de tempo é a criação listas do que deve ser realizado durante o dia. Dessa forma você não esquece nada e pode ter uma visão maior do que é mais importante e o que deve ser prioridade.

Você ainda pode estipular prazos para a conclusão de cada atividade, o que ajuda no planejamento do seu dia e faz com que sobre tempo para aqueles trabalhos que aparecem de forma inesperada e urgentes.

Confira também: Quero ter meu próprio negócio. Qual a melhor opção?

Mantenha o foco

Um dos maiores desafios da atualidade é mantermos o foco em apenas uma atividade. Isso porque somos bombardeados a cada minuto com informações vindas das mais variadas formas. As mídias sociais, e-mail e celular podem auxiliar no ambiente empresarial, porém podem ser verdadeiros vilões da produtividade. Para manter o foco, é preciso criar novos hábitos para modificar nossa rotina.

Você deve desligar as notificações e planejar um período do dia para checar e responder aos e-mails, conferir o celular e outras atividades que podem ser uma distração.

Faça pausas

Fazer pausas no trabalho não é perda de tempo. Elas te ajudam a recuperar o foco e fazem você retomar a concentração nas suas atividades. Uma das técnicas que você pode utilizar é a pomodoro. Criada na década de 1980, ela consiste na divisão do fluxo de trabalho em blocos.

Na prática, você deve trabalhar 25 minutos sem nenhuma interrupção. Após este período, você faz uma pausa curta de cinco minutos, retomando a atividade por mais 25 minutos. A cada quatro blocos, você deve fazer uma pausa de 30 minutos para depois retomar o trabalho.

Otimize os processos com o gerenciamento de tempo

Cada pessoa precisa criar o seu próprio esquema para gerenciamento de tempo, já que as rotinas variam para cada um. Por isso, teste o que funciona melhor para você e otimize a sua organização e planejamento com o tempo.

Espero que as dicas que te passamos possam te ajudar a melhorar o gerenciamento de tempo. Que tal mais informações que possam te ajudar a otimizar a sua empresa? Assine nossa newsletter e receba artigos como este direto no seu e-mail.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário