5 benefícios de um sistema de gestão para o micro e pequeno empresário

Você sente falta de informação precisa na hora certa? Quer melhorar os resultados da sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então, você precisa conhecer os benefícios do sistema de gestão no seu negócio!

Invista nesta fantástica ferramenta de apoio ao micro e pequeno empresário e desfrute de todos os benefícios do sistema de gestão. Um sistema de gestão é um software focado na organização, automação e integração de processos internos. Ele ajuda a obter  pleno controle dos resultados de um negócio, fornecendo informações consistentes em tempo real. Assim, você terá suporte para a tomada de decisão baseada em dados e fatos.

Quer conhecer os principais benefícios do sistema de gestão? Então, fique focado em cada palavra deste post.

Fique ligado abaixo e saiba os principais benefícios do sistema de gestão:

1. Elimina controles manuais em papel e planilhas

Com toda a burocracia fiscal no Brasil, está cada dia mais difícil prestar contas das atividades econômicas  aos órgãos competentes. Controles manuais em papel e planilhas dificultam a conciliação de movimentos financeiros e contábeis para apuração de impostos. Este tipo de controle deve ser abolidos o quanto antes, pois resultam em erros nas informações. Isso acarreta multas e prejuízos financeiros para a empresa.

Um sistema informatizado de gestão elimina a redundância de entradas de dados, tão comuns em controles manuais. Além disso,  impede a entrada de dados errados por meio de mecanismos automáticos de validação, reduzindo dores de cabeça e retrabalhos.

O sistema de gestão permite ter informações consistentes e conciliações de dados em tempo recorde, acabando com o desconforto e a incerteza de fornecer informações incorretas ou incompletas ao fisco.

Além disso, é assegurado o pleno atendimento da legislação vigente, obedecendo rigorosamente aos prazos e regras determinados pelos órgãos governamentais competentes.

Outro uso muito comum dos controles manuais é o controle das finanças empresariais. Por mais disciplinado que o gestor seja, ele sempre estará pelo menos um dia atrasado no lançamento dos dados.  Isso porque geralmente é esperado o fechamento do movimento de um dia para atualizar papéis e planilhas no dia seguinte.

Com o sistema de gestão, essa atualização acontece no exato momento da entrada dos registros de compras, vendas, contas a pagar, assim com contas a receber. Dessa forma, o gestor terá em mãos imediatamente um retrato fiel do seu fluxo de caixa e da evolução patrimonial da sua empresa.

2. Direciona ações para redução de despesas e custos

Reduzir despesas e custos é um sonho de todo gestor de negócios. Mas cumprir essa incumbência sem prejudicar o bom andamento dos processos organizacionais é muito difícil. Principalmente quando o micro e pequeno empresário não tem à sua disposição um mapeamento seguro das despesas e custos da sua empresa.

Um sistema de gestão evidencia, uma a uma, cada despesa realizada e agiliza a composição de custos empresariais. Assim, fica muito mais fácil identificar as despesas supérfluas, eliminá-las e reduzir efetivamente os custos.

3. Melhora o controle de estoque

Ter um controle de entradas e saídas do estoque é essencial para a saúde financeira do seu negócio. O gestor precisa manter organizadas as entradas, saídas e devoluções de produtos para assegurar vendas contínuas, Além disso, necessita evitar obsolência e vencimento de produtos e impedir compras excessivas.

Uma boa ou má gestão de estoque impacta diretamente na geração ou perda de recursos financeiros pela empresa. Por esse motivo, é indispensável gerenciar o estoque minuciosamente. No sistema de gestão, o controle de estoque está permanentemente atualizado e disponível para consultas e análises.

As análises gerenciais do movimento de estoque auxiliam também numa melhor gestão de vendas. Além disso, oferece soluções para o direcionamento correto de ações de marketing.  Através das análises, gestores traçam um perfil de consumo da sua clientela e pode atender melhor as expectativas e demandas dos clientes.

O sistema de gestão também revela os mistérios do giro de estoque. Assim, você terá uma clara noção dos ciclos de consumo e de sazonalidade de cada produto e identificar os que não têm movimento (encalhados).

Um efeito colateral da boa gestão de estoque é que o nível de satisfação dos seus clientes aumenta. Conhecendo os hábitos de consumo deles, é possível montar ofertas especiais e kits comerciais que tornem a sua experiência de compras mais gratificante. Como resultado, as vendas aumentam.

4. Contribui para a redução de inadimplência

Os relatórios gerenciais do sistema de gestão possibilitam saber quais e quantos são os clientes inadimplentes. Além de informar há quanto tempo cada um está nessa situação. Assim é possível tomar medidas de cobrança, aumentando a eficácia das ações de recuperação de crédito.

Com um sistema de gestão ainda é possível estabelecer regras que permitem checar os principais cadastros de proteção ao crédito antes de efetivar cada venda diária. Ainda é possível bloquear novas vendas para clientes inadimplentes. Tudo de forma automática.

Ações de cobrança efetivas e medidas de controle de concessão de crédito reduzem a inadimplência e contribuem para a manutenção da saúde financeira da sua empresa.

5. Leva ao aumento da lucratividade

Com um sistema de gestão é possível identificar pontos fracos por meio de indicadores e relatórios gerados no sistema. Dessa maneira é possível corrigir falhas gerenciais e promover melhorias nos processos. Com isso, é possível ampliar o percentual de ganhos obtidos sobre vendas realizadas.

O suporte informacional do sistema de gestão ajuda a reduzir multas, eliminar desperdícios, gastar somente com o necessário, investir nos produtos e serviços certos e ganhar tempo para gerir melhor o seu negócio e levá-lo a trilhar o caminho da lucratividade.

São inegáveis os inúmeros benefícios do sistema de gestão. Todos eles ajudam a sua empresa a crescer. Este software agrega em uma base única todos os dados e informações que os gestores precisam para gerir bem o negócio e torná-lo cada vez mais competitivo e sustentável. Essa ferramenta tira o gestor empresarial das atividades operacionais e o conduz ao seu verdadeiro posto de planejador e estrategista de negócios.

Agora que você já sabe quais são os principais benefícios do sistema de gestão, que tal conhecer algumas funcionalidades do sistema de gestão empresarial ErpSoft? Certamente você gostará dessas informações.

Solicite agora mesmo uma demonstração com nossos consultores e se surpreenda com o que podemos fazer por sua empresa. 

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário