5 maneiras para você aumentar as suas vendas utilizando um software

Um bom software de gestão proporciona inúmeras vantagens que ajudam a aumentar as vendas. Esses ganhos não estão limitados ao processo comercial, mas abrangem toda a sua operação.

Isso é importante porque o setor comercial precisa do apoio de todas as áreas para garantir resultados. Alguns problemas tem impacto direto na satisfação do cliente. Entre eles, os atrasos em entregas, problemas de qualidade, erros de faturamento e falta de controle.

Além disso, a melhora dos vários processos da sua empresa pode trazer ganhos de competitividade. Utilizando um software de gestão é possível aumentar as vendas e o seu relacionamento com os clientes. Isso porque é possível diminuir os prazos de entrega, controlar as finanças e reduzir os custos. Ainda é possível criar inovações com base em relatórios dinâmicos.

Veja mais detalhadamente as 5 maneiras de aumentar as vendas utilizando um software

1. Redução de custos para aumentar as vendas

Uma preocupação que frequentemente atinge empresários se refere ao valor a ser despendido ao investir em um novo software. Contudo, se analisarmos as vantagens oferecidas pela adoção desta tecnologia, veremos que o preço inicial é rapidamente compensado pela economia que esta ferramenta proporciona.

Um sistema de gestão diminui gastos com estoque, desperdícios, desvios, perdas financeiras e outras despesas causadas pela dificuldade na gestão de cada uma das áreas que integram o seu negócio.

Apesar de estarmos falando de um ganho global, ao diminuir custos, você automaticamente potencializa as vendas. Ao somar esse benefício com um melhor controle é possível ampliar o potencial do seu negócio. Você pode fazer promoções com mais segurança, diminuir preços ou aumentar os lucros, além de melhorar prazos de pagamento e entrega. Enfim, isso garante um apoio mais efetivo a toda a sua operação, o que tem reflexo no resultado de suas vendas.

2. Aumento da produtividade

Os bancos são um ótimo exemplo de aumento da produtividade com o uso de tecnologia. Agências que décadas atrás operavam com centenas de funcionários hoje atuam com um quadro menor, atendendo um público maior. A razão disso é a automação de vários de seus processos.

É claro que isso não acontece da mesma forma em empresas menores. Não é nossa intenção comparar um banco de igual para igual com seu empreendimento. Contudo, guardadas as proporções, esse aumento na produtividade também é possível para empresas de outros setores.

Empresas menores normalmente não diminuem o número de funcionários quando implantam um sistema desse tipo. No lugar disso, ocorre uma grande otimização de todos os processos, evitando que todos precisem se ocupar com tarefas mais operacionais. Assim, o foco pode ser direcionado para questões mais estratégicas.

Isso ocorre quando você gasta menos tempo com detalhes simples, como emitir uma nota, contar o estoque, separar pedidos, enviar dados para o contador e várias outras tarefas.

É evidente que esse ganho de produtividade também atinge de forma direta o setor comercial da empresa. Independentemente de você trabalhar com vendas internas ou externos, é possível diminuir o tempo de atendimento.

3. Informações precisas disponíveis em tempo real

Todo o processo comercial, da prospecção ao pós-venda, é controlado pelo sistema de gestão. Estamos falando de um dos processos mais importantes do seu negócio, que é o ciclo pedido-despacho-faturamento.

Já parou por um momento para pensar na quantidade de informações disponíveis no seu processo. Todos os dados entre o primeiro contato com o cliente até o pós-venda?

Algumas delas estão na sua contabilidade. Entre eles o faturamento, valor médio de cada venda, os produtos que mais são vendidos, os que estão parados no estoque, os campeões de lucro e assim por diante.

No entanto, em muitos casos, as informações contábeis só estarão disponíveis depois de alguns meses. Apenas quando o contador entregar seu balanço e demonstrativos. Ainda assim, se você não teve a oportunidade de buscar um conhecimento detalhado sobre esses relatórios, vai parecer que eles foram escritos em outra língua.

Um sistema de gestão fornece relatórios mais simples de entender e em tempo real. Ou seja, enquanto os negócios estão acontecendo. Você usa esses dados para tomar decisões, alterar uma política e prever problemas.

4. Monitoramento do processo comercial

Além das informações mencionadas no tópico anterior, o sistema também armazena detalhes sobre o desempenho de vendas. Por exemplo, você acompanha a receita por colaborador, o número de vendas de cada um, a quantidade de clientes novos abertos, a quantidade de produtos vendidos em cada pedido e vários outros indicadores.

O processo comercial não funciona tão bem quanto deveria se não houver monitoramento e acompanhamento. É uma área que exige aprimoramento constante, e isso precisa ser feito com base em números. Do contrário, fica-se à mercê do exercício de tentativa e erro, o que é muito menos eficiente.

A análise de dados inclui a possibilidade de prever com maior exatidão os resultados de um período. Dessa forma, fica mais fácil traçar metas realistas e, ao mesmo tempo, mais desafiadoras. Você deve acompanhar o resultado diariamente e saber se precisa tomar alguma atitude para revertê-lo, em vez de perceber o problema só depois que ele se concretizou, quando já não há mais nada que você possa fazer.

Um caso muito comum em grande parte das empresas é observar que o vendedor que vende mais nem sempre é o que proporciona mais lucro. Muitas companhias oferecem prêmios aos funcionários que realizam mais vendas, sem perceber que, na verdade, é possível que o segundo ou terceiro colocados deem melhores resultados.

Em outras palavras, administrar as vendas de uma empresa sem um sistema bem estabelecido é comparável a pilotar um avião sem instrumentos em dias nublados: você não sabe o que pode acontecer e que tipo de obstáculo está a sua frente.

5. Maior satisfação do cliente

Como vimos no decorrer do texto, um sistema de gestão não controla apenas as suas vendas, mas todos os processos de sua empresa. Além disso, os sistemas são elaborados segundo as melhores práticas de gestão. Por causa disso, eles permitem que você trabalhe com um modelo que comprovadamente funciona.

Esse modelo de trabalho evita uma série de problemas que afetam a satisfação do seu cliente, o que é fundamental para garantir a permanência dele. Isso é ainda mais relevante nos dias de hoje, em que qualquer pessoa pode publicar e divulgar sua experiência para outros clientes, seja ela positiva ou negativa. Com isso em mente, não descuide desse aspecto.

Para concluir, aumentar as vendas com um sistema de gestão é possível, principalmente se você precisa se ocupar fazendo “um pouco de tudo”. As soluções tecnológicas atuais transformaram os softwares em verdadeiros aliados nesses casos. Eles funcionam como se você contratasse uma equipe de funcionários para fazer as tarefas mais trabalhosas e permitem que você tenha mais tempo para se focar no que verdadeiramente importa para a sua empresa.

Esperamos que tenha gostado das dicas de como aumentar as vendas usando um software.

Confira também nosso e-book: 5 segredos sobre as estratégias de lucro empresarial e fique por dentro das melhores práticas do mercado.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário