Como um sistema ERP viabiliza estratégias omnichannel?

As estratégias omnichannel estão sendo cada vez mais faladas e são tendências de negócio, mas você sabe o que este termo significa? 

Neste post, vamos explicar o conceito e como um sistema ERP pode auxiliar a sua empresa a viabilizar esta cultura de vendas na sua empresa. 

O que são estratégias omnichannel? 

A internet trouxe diversas facilidades para os consumidores. A possibilidade de, com poucos cliques, pesquisar por preços e promoções de produtos trouxe uma oportunidade e poder para os clientes que, antes, não existia. 

Neste contexto, oferecer uma boa experiência para o cliente se tornou prioridade para empresas de varejo que querem se manter competitivas no mercado.  

Com isso, abrem-se diferentes canais de vendas para aumentar os pontos de contato com o consumidor e ampliar a oportunidade de fechamento de novos negócios. 

Atualmente, não basta possuir um espaço físico e uma loja online. É preciso oferecer a possibilidade de contato através de diferentes canais, como WhatsApp, Instagram, Facebook, telefone, entre outros. Porém, com a abertura de novos canais e possibilidades, surgiu um novo desafio para varejistas: como integrar e promover uma boa experiência para os consumidores em todos os canais? 

É aí que surgem as estratégias omnichannel, que têm por objetivo integrar os diferentes pontos de contato com o cliente, buscando oferecer a mesma experiência de compra para ele. Afinal, a empresa continua sendo a mesma, independentemente se o cliente comprar na sua loja física ou pelo seu e-commerce. 

Desta forma, o consumidor não percebe diferenças entre comprar de maneira online ou offline, ampliando as suas oportunidades de venda. 

Para entender melhor este conceito, precisamos entender um pouco mais sobre o que é a jornada de compra de um cliente. 

Jornada de compra nas estratégias omnichannel 

Existem diversos fatores que influenciam no comportamento do consumidor e na maneira como ele realiza alguma compra.  

Ao adquirir um bem de maior valor, geralmente pedimos indicações para parentes e amigos, procuramos mais informações na internet, pesquisamos preços e, se possível, desejamos testar o produto antes da compra. 

Vamos a um exemplo: imagine que você pretende adquirir uma geladeira nova. Provavelmente você já possui alguma preferência de marca devido a experiências anteriores, não é mesmo?  

Mesmo assim, você irá conversar com alguém próximo sobre marca X ou Y e realizar algumas buscas pela internet sobre melhores aparelhos e preços. Também poderá ir até uma loja física para observar de perto o produto ou tirar dúvidas com o vendedor por WhatsApp antes de realizar a compra. 

A integração entre todos estes canais permite que o cliente escolha o melhor momento e o canal mais adequado para fechar um negócio. Portanto, oferecer o melhor atendimento em cada ponto de contato é muito importante para implantar estratégias omnichannel na sua empresa. 

Algumas estratégias omnichannel utilizadas 

Agora que você entendeu o que são estratégias omnichannel, vamos apresentar algumas das mais utilizadas. 

1 – Retirada na loja 

Esta é uma das estratégias omnichannel mais utilizadas por grandes varejistas. A possibilidade de compra pela internet e retirada na loja física traz diversas vantagens, como agilidade na entrega, redução nos custos do frete, entre outros.  

Além disso, você pode ainda oferecer produtos complementares para o cliente quando este for retirar a sua compra. 

2 – Logística reversa 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o cliente pode se arrepender e solicitar a devolução ou troca de um produto até 7 dias após recebê-lo. 

Ofereça a possibilidade de realizar a devolução e troca de produtos vendidos pela internet no espaço físico da sua empresa. Com isso, além de agilizar o processo, você ainda tem a oportunidade de reduzir a insatisfação do cliente. 

3 – Promoções 

Muitas marcas realizam promoções em que o consumidor deve realizar alguma ação online para ter algum tipo de benefício. 

É comum promoções em que o cliente realiza um cadastro online e tem direito a retirar um brinde promocional na loja física. Além de melhorar o relacionamento, este tipo de ação garante que a empresa tenha os dados corretos do cliente para realizar ações futuras. 

Como um ERP pode viabilizar esta estratégia? 

Um sistema ERP é a melhor maneira de implementar de estratégias omnichannel. Afinal, utilizar um sistema de gestão auxilia na integração entre todos os setores de uma empresa e garante a agilidade e a troca de informações necessárias neste tipo de venda. 

Confira a seguir de que maneira um ERP pode auxiliar com estratégias omnichannel: 

Gestão de estoque 

A gestão de estoque é o primeiro ponto para uma estratégia omnichannel bem feita. Afinal de contas, para que ela funcione corretamente, é preciso saber a quantidade de produtos à disposição em tempo real. 

Com um sistema ERP, é possível organizar e manter o controle sobre a quantidade e itens disponíveis e avaliar a necessidade de compra de cada um. Assim, você evita perder vendas por estoque indisponível. 

Controle de vendas e canais 

Com um sistema ERP é possível controlar as vendas realizadas por cada um dos canais e entender os que possuem melhor desempenho. 

Dessa forma, é possível traçar estratégias específicas para potencializar os canais de vendas com melhor desempenho e fortalecer os que não possuem desempenho satisfatório. 

Gestão de clientes 

Um ERP permite manter um registro do histórico de compras e de interações com clientes. Assim, é possível buscar estas informações para oferecer os melhores produtos e garantir uma boa experiência de compra. 

E então? Entendeu a importância de pensar em estratégias omnichannel para a sua empresa? Com o ERPsoft da Otimizy, é possível realizar a integração de diversos canais de venda e garantir a melhor experiência para os seus clientes. Clique aqui e solicite uma demonstração com um dos nossos consultores. 

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário