Automatização de Boleto Bancário – Comece agora mesmo

Com o aumento de controles financeiros na empresa, perdemos muito tempo controlando e gerenciando as contas a receber. Além disso, outro tipo de operação pode acabar se tornando um ladrão de tempo. Estou falando da geração de boletos bancários diretamente pelos sistemas das instituições. Você sabia que é possível fazer a automatização de boleto e otimizar seu tempo?

Além de demorado, este tipo de operação pode gerar retrabalhos e transtornos, já que podemos digitar alguma informação errada. Isso sem falar nas dificuldades e no estresse de conferir manualmente os recebimentos através das famosas francesinhas. Não é mesmo?

Atualmente, com o avanço tecnologia e dos sistemas de informação, conseguimos agilizar esse processo. Sabendo disso, tiramos um tempo do nosso dia para explicar como você poderá automatizar esse processo de controle do seu contas a receber fazendo a automatização de boleto. Vamos entender como eles funcionam.

Como funcionam os boletos bancários

O boleto bancário é hoje, um dos meios de cobranças mais utilizados no Brasil. Afinal, quem nunca pagou um boleto bancário, não é mesmo? Porém, poucas pessoas sabem como eles funcionam. Além disso, que é possível automatizar suas empresas para ganho de tempo e para aumentar a agilidade. 

Os boletos bancários possuem arquivos de integração que são definidos pela Febraban. Estes arquivos são mais conhecidos como arquivos de remessa e retorno bancário. O que poucos sabem é que esses são os arquivos de comunicação que podem ser utilizado entre o sistema da sua empresa e o banco. Assim é possível fazer a automatização de boleto bancário.

A remessa é um arquivo gerado a partir do sistema de gestão da sua empresa. Ele contém as informações fundamentais para o registro do mesmo, como o valor do boleto, data de vencimento, data de emissão, dados do cliente e informações relacionadas a juros e multas. Assim, esse arquivo pode ser gerado pelo seu sistema ERP e enviado diretamente pelo site do banco para que ele efetue o registro dessas informações em sua base.

Confira também nosso e-book: 10 dicas para seu planejamento financeiro empresarial

Já com o arquivo de retorno, é possível fazer seu download diretamente pelo site do banco que a empresa possui conta. Após a baixa do arquivo, o mesmo pode ser integrado no sistema de gestão para o gerenciamento e também dar baixas automáticos dos boletos recebidos no sistema. Assim, não é preciso conferir extrato ou a famosa francesinha que citamos antes.

Desta forma, a integração dos boletos aos sistemas visa facilitar, agilizar e garantir a segurança das informações. Confira abaixo os principais benefícios do módulo:

    • Fim da geração manual de boletos pelos sistemas dos bancos;
    • Redução de tempo, assim como de retrabalho cadastrando informações duplicadas entre sistema de gestão e sistema do banco;
    • Geração automática de boletos após a autorização da nota fiscal eletrônica;
    • Envio diretamente pelo sistema para o seu cliente em um único e-mail a nota fiscal eletrônica, XML e boletos;
    • Atualização automática da situação dos seus recebimentos, como quitação por conta de cliente ou envio a cartório de alguma duplicata;
  • Entre outras facilidades.

Tenho certeza que a automatização de boleto na sua empresa irá agregar muito a sua rotina de trabalho. Reduzindo o tempo para geração de boletos e aumentando o nível de confiabilidade nas informações passadas aos seus clientes, garantindo assim a eficiência do processo de faturamento e recebimento de boletos no seu negócio.

Desejo sucesso e bons negócios a você.

Um abraço.

Samuel M Basso

Mais de 16 anos de experiência na área de tecnologia da informação Samuel é um executivo de negócios de TI, empresário e professor. Tem uma grande experiência em análise e desenvolvimento de sistemas de gestão, marketing digital, consultor de micro e pequenas empresas.

Deixe um comentário